miniO que é?

Acompanhando novas técnicas, a Dental Age tem utilizado a técnica de mini-implantes associados a aparelhos. Eles servem de dispositivo para auxiliar a mecânica e movimentação ortodôntica. A colocação de mini-implantes permite que o ortodontista faça movimentos mais precisos e mais rápidos utilizando o mini-implante como ‘âncora’. A técnica de ancoragem fixa permite ao ortodontista os movimentos necessários para o bom andamento do planejamento.

As vantagens do tratamento com mini implantes são inúmeras, como: o menor tempo de tratamento ortodôntico e consequentemente a redução nos custos, o reduzido tempo cirúrgico, a técnica pouco invasiva, a eliminação da necessidade do uso de aparelhos extra-orais, o tamanho reduzido dos mini-implantes (o que possibilita o seu uso em quase todas as situações clínicas), a capacidade de suportar grandes forças ortodônticas, e a possibilidade de movimentação sem interferir na estabilidade dos dentes pilares. Como conclusão, a técnica dos mini-implantes ortodônticos é totalmente segura, otimizando os resultados finais e reduzindo o tempo de tratamento.

Como funciona?

A técnica de inserção dos mini-implantes ortodônticos é bastante simples. Sob anestesia local, seleciona-se o local de seleção dos implantes, geralmente entre as raízes dos dentes envolvidos, tanto na mandíbula, mas especialmente na maxila pequena. Insere-se o mini-implante, manualmente ou com uso de brocas. Na maioria das vezes, não são necessárias suturas, e a recuperação é indolor e rápida.