Em todos os tipos de tratamentos, a Dental Age acompanha tendências, considerando a eficácia, conforto e estética de cada procedimento. Com a Ortodontia não poderia ser diferente.
Como dar a um paciente um sorriso perfeitamente estético usando aparelho? Para isso existe a Ortodontia Invisível.
Esta vertente da Ortodontia utiliza o Aparelho Fixo Lingual e os aparelhos removíveis, como os Alinhadores, que são altamente estéticos.
Ortodontia Lingual
O comprometimento estético da ortodontia convencional é notório, uma vez que uma boa parcela da população adulta busca melhorar a estética do sorriso, e até pouco tempo, era obrigada a usar aparelhos que mudavam o sorriso esteticamente durante o tratamento. Com a técnica lingual, este problema é minimizado, por ser um tratamento estético, discreto e praticamente invisível.
A Ortodontia Lingual é uma técnica de tratamento ortodôntico em que os braquetes são colados na parte interna dos dentes, mantendo a estética do sorriso.
A principal vantagem deste tratamento é mesmo a parte estéticas. Com os braquetes colados na parte de trás dos dentes, eles ficam praticamente invisíveis. Além disso, eles não projetam o lábio pra frente, não alterando o perfil da face, o que acontece no aparelho convencional.
Apesar disso, é preciso cuidar do acúmulo de alimentos durante as refeições, assim como no convencional. No lingual, porém, este problema é mais discreto.
Pra quem é indicado?
O aparelho ortodôntico lingual é seguro para praticamente todos os casos, desde os mais simples até os mais complexos, que exigem controle absoluto sobre o movimento dos dentes. Ele é indicado para adultos e jovens que precisam corrigir os dentes mas não podem ou não querem usar aparelhos ortodônticos que interfiram na estética.
Os braquetes e a montagem são iguais ao convencional?
Não, são bem diferentes das técnicas convencional. Atualmente, existem diversos modelos de braquetes linguais, inclusive os auto-ligados, que não precisam de ligaduras elásticas para prender o arco, uma tendência da ortodontia moderna.
A técnica de colagem deste aparelho também é diferente: o aparelho é montado inicialmente no gesso do paciente, para só então ser transferido para a boca. Isso confere maior precisão ao posicionamento dos braquetes.
Ele machuca a língua e/ou atrapalha a fala?
A adaptação ao aparelho é individual, mas na maioria das vezes costuma ser rápida. Na média, em 3/4 semanas o paciente já consegue falar sem nenhuma interferência.
Os aparelhos linguais normalmente não machucam a língua.
Alinhadores transparentes
Os alinhadores são placas de acetato que copiam exatamente o formato dos dentes. Eles destacam-se pela transparência, caracterizando discrição e mantendo a estética do sorriso. Neste contexto, eles são uma alternativa aos tratamentos ortodônticos tradicionais, ganhando cada vez mais adeptos entre pacientes e ortodontistas, crescendo a cada dia e acompanhando as exigências estéticas cada vez maiores do mercado.
Atualmente, existe uma boa variedade de alinhadores, e a semelhança entre eles está na função estética e no modo de utilização: são aparelhos removíveis que devem ser trocados periodicamente, conforme os dentes se movimentam para a posição ideal.
Ou seja, os encaixes dos alinhadores vão mudando gradativamente para levar os dentes à posição ideal.
O tratamento existe desde 1997, e foi introduzido no Brasil em 2002.
O tratamento é indicado principalmente para a dentição adulta, mas em alguns casos, pacientes com dentes em erupção também podem usar. Somente o ortodontista pode dizer se o paciente está apto a receber um alinhador.
Como o aparelho é removível, sendo retirado para comer e escovar os dentes, a participação do paciente é determinante. A complexidade de cada caso também é considerada pelo ortodontista, pois quanto maior a necessidade de movimentos dentais, mais indicado é o tratamento com aparelhos fixos, que são mais eficientes.
Qual a vantagem?
Para o paciente, a maior vantagem é estética, a partir da transparência dos alinhadores. Por ser removível, ele também favorece a higiene e o conforto. A ausência dos braquetes também elimina o desconforto causado pelo volume dentro da boca.
Como é a adaptação?
Geralmente eles são muito bem tolerados, podendo causar algum desconforto na ativação do aparelho, o que normalmente é minimizado em poucos dias, sem a necessidade de analgésicos. Neste ponto, é fundamental a persistência do paciente: aparelhos retirados constantemente não movimentam os dentes, e o tratamento é ineficaz.