migraine1O que é ATM?

ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Você pode localizar sua ATM colocando os dedos à frente dos ouvidos e abrindo a boca. Ela participa dos movimentos de abertura e fechamento da boca, através de diversos músculos, da face, cabeça e do pescoço; assim como, dos complexos movimentos que são realizados durante mastigação, deglutição e fala.

atm1O que é Disfunção de ATM?

A disfunção temporomandibular, também chamada de DTM, é um termo genérico que se refere a anormalidades nos músculos da mastigação, da ATM, ou de ambos, as quais causam disfunção na mandíbula. As queixas mais frequentes são de dores na face, ouvido, fundo dos olhos, cabeça ou pescoço, muitas vezes sendo confundida com enxaqueca. Ela afeta milhares de pessoas, independente de idade, sexo ou raça, embora tenha maior incidência em mulheres na fase adulta.

Alguns fatores associados à ATM são: apertamento dentário ou ranger dos dentes (bruxismo), morder objetos, roer unhas, mascar chicletes, má postura, estresse emocional, dores em outras partes do organismo, entre outras.

Os sintomas mais comuns são:
– Dificuldade ou limitação para abrir, fechar ou movimentar a boca
– Dor associada a ruído durante os movimentos da mandíbula (abrir, fechar, falar, etc)
– Travamento de boca, seja impedidindo a abertura, fechamento ou movimento.
– Dores na face, cabeça e/ou pescoço.
– Alteração dos movimentos da boca
– Cansaço facial ao acordar ou durante os movimentos da boca
– Dor durante a mastigação, especialmente com alimentos que exigem mais esforço
– Dor de dente em que não se encontram causas tradicionais, como cáries e doenças gengivais

Aqui na Dental Age, o tratamento de ATM acontece da seguinte maneira:

Conscientização: Essa é a parte do tratamento em que o paciente vai aprender a evitar o apertamento diurno, manter a musculatura facial relaxada, corrigir posturas, alongar a musculatura da mastigação e fazer compressas para aliviar os sintomas.

Reestabelecimento da Oclusão: Através do tratamento ortodônticos, implantes e/ou próteses, corrigindo o posicionamento dentário.

Placas Miorrelaxantes: são aparelhos removíveis rígidos, que impedem o contato entre as duas arcadas, desprogramando a musculatura facial e provocando o relaxamento da região. São utilizados para evitar parafunções como bruxismo e apertamento.

Em casos especiais, a fisioterapia, a acupuntura e a medicação a partir de anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares poderão ser utilizadas, e outros profissionais serão indicados pela nossa equipe. Todas essas terapias atuam na melhora da mobilidade articular e no relaxamento muscular. Em casos ainda mais avançados, quando esses tratamentos não surtem efeito, a cirurgia pode ser necessária, mas devem ser evitadas por serem muito invasivas e não oferecerem uma garantia completa de sucesso.

A Dental Age conta com a equipe da fisioterapeuta Ana Letícia Novaes para o complemento do tratamento de vários sintomas dolorosos ligados a articulação. Entre em contato conosco e saiba mais!