endodontia 1O que é?

A endodontia, o popular tratamento de canal, é a especialidade que trata da polpa do dente. “Endo” é a palavra grega para “dentro”, e “odont” é a palavra grega para “dente”. O tratamento é indicado quando este nervo ou polpa é atingido por cáries muito profundas ou traumas dentários, afetando sua regeneração por conta das bactérias.

Durante este processo, a polpa pode passar por estágios inflamatórios e degenerativos, com sintomas como dor, sensibilidade ao frio e ao calor e outros estímulos. Porém, estes estágios, resultando na morte ou infecção do dente, podem ocorrer também na ausência de dor.

canalComo funciona?

O tratamento começa com a penetração da polpa inflamada ou necrosada, seguida pela limpeza e desinfecção do canal, e da obturação do mesmo, vedando totalmente o espaço antes ocupado pelo nervo do canal e raiz.

Este tratamento pode ser realizado, na maioria dos casos, em sessão única e indolor, com a utilização de instrumentos rotatórios, dependendo da minuciosa avaliação do dente a ser tratado. O resultado é um tratamento mais preciso e confiável, diminuindo a chance de reincidência inflamatória no dente.