Em todos os tipos de tratamentos, a Dental Age acompanha tendências, considerando a eficácia, conforto e estética de cada procedimento. Com a Ortodontia não poderia ser diferente.

Como dar a um paciente um sorriso perfeitamente estético usando aparelho? Para isso existe a Ortodontia Invisível.

Esta vertente da Ortodontia utiliza o Aparelho Fixo Lingual e Alinhadores, que são altamente estéticos.
Lingual-Braces1

Ortodontia Lingual

O comprometimento estético da ortodontia convencional é notório, uma vez que uma boa parcela da população adulta busca melhorar a estética do sorriso, e até pouco tempo, era obrigada a usar aparelhos que mudavam o sorriso esteticamente durante o tratamento. Com a técnica lingual, este problema é minimizado, por ser um tratamento estético, discreto e praticamente invisível. (Tipos: In Ovation L / Sistema Prieto)

A Ortodontia Lingual é uma técnica de tratamento ortodôntico em que os braquetes são colados na parte interna dos dentes, mantendo a estética do sorriso.

A principal vantagem deste tratamento é mesmo a parte estéticas. Com os braquetes colados na parte de trás dos dentes, eles ficam praticamente invisíveis. Além disso, eles não projetam o lábio pra frente, não alterando o perfil da face, o que acontece no aparelho convencional.

Apesar disso, é preciso cuidar do acúmulo de alimentos durante as refeições, assim como no convencional. No lingual, porém, este problema é mais discreto.

lingual_bracesPra quem é indicado?

O aparelho ortodôntico lingual é seguro para praticamente todos os casos, desde os mais simples até os mais complexos, que exigem controle absoluto sobre o movimento dos dentes. Ele é indicado para adultos e jovens que precisam corrigir os dentes mas não podem ou não querem usar aparelhos ortodônticos que interfiram na estética.

Os braquetes e a montagem são iguais ao convencional?

Não, são bem diferentes das técnicas convencional. Atualmente, existem diversos modelos de braquetes linguais, inclusive os auto-ligados, que não precisam de ligaduras elásticas para prender o arco, uma tendência da ortodontia moderna.

A técnica de colagem deste aparelho também é diferente: o aparelho é montado inicialmente no gesso do paciente, para só então ser transferido para a boca. Isso confere maior precisão ao posicionamento dos braquetes.

Ele machuca a língua e/ou atrapalha a fala?

A adaptação ao aparelho é individual, mas na maioria das vezes costuma ser rápida. Na média, em 3 a 4 semanas o paciente já consegue falar sem nenhuma interferência. Os aparelhos linguais normalmente não machucam a língua.

dental-invisalignAlinhadores transparentes

Os alinhadores são placas de acetato que corrijem a posição dos dentes. Eles destacam-se pela transparência, caracterizando discrição e mantendo a estética do sorriso. Neste contexto, eles são uma alternativa aos tratamentos ortodônticos tradicionais, ganhando cada vez mais adeptos entre pacientes e ortodontistas, crescendo a cada dia e acompanhando as exigências estéticas cada vez maiores do mercado. (Tipos: Invisalign, Clear Aligner/ OrthoAligner)

Os alinhadores são feitos em um programa de computação avançada, que mapeia os dentes e projeta as placas milimetricamente, copiando exatamente o formato dos dentes em direção à posição ideal.

Qual a indicação?

O tratamento é indicado principalmente para a dentição adulta, mas em alguns casos, pacientes com dentes em erupção também podem usar. Somente o ortodontista pode dizer se o paciente está apto a receber um alinhador.

Como o aparelho é removível, sendo retirado para comer e escovar os dentes, a participação do paciente é determinante. A complexidade de cada caso também é considerada pelo ortodontista, pois quanto maior a necessidade de movimentos dentais, mais indicado é o tratamento com aparelhos fixos, que são mais eficientes.

Qual a vantagem?

Para o paciente, a maior vantagem é estética, a partir da transparência dos alinhadores. Por ser removível, ele também favorece a higiene e o conforto. Outra vantagem é a extrema capacidade de correção dos movimentos dentários, uma vez que eles são feitos sob medida, através de um sistema digital. A ausência dos braquetes também elimina o desconforto causado pelo volume dentro da boca.

Como é a adaptação?

Geralmente eles são muito bem tolerados, podendo causar algum desconforto na ativação do aparelho, o que normalmente é minimizado em poucos dias, sem a necessidade de analgésicos. Neste ponto, é fundamental a persistência do paciente: aparelhos retirados constantemente não movimentam os dentes, e o tratamento é ineficaz.