img-183288-shutterstockO que é?

É engano pensar que roncar seja apenas uma circunstância incômoda. É um sintoma, que precisa ser tratado com atenção, pois pode causar uma série de situações de risco. Além dos naturais transtornos sociais e psicológicos, essa é uma condição que traz consequências físicas para o paciente (hipertensão, arritmias cardíacas e derrame).

Sintomas Físicos: ronco, pausas respiratórias, hipersonolência diurna, sono agitado, hipertensão arterial, arritmia cardíaca, cefaléia matinal, noctúria (ir várias vezes ao banheiro à noite para urinar), impotência sexual, refluxo gastroesofágico noturno, sudorese, etc.

Sintomas Psicológicos: irritabilidade, mudança de personalidade (sono insuficiente), depressão, redução da Capacidade Intelectual, dificuldade de Concentração.

O que mais preocupa é a redução da concentração da Oxihemoglobina, ou dessaturação de O2 (concentração insuficiente de oxigênio no organismo), que obriga o coração a trabalhar em sobrecarga, aumentando a incidência de doenças cardíacas, ou mesmo à morte súbita.

aparelho 1 Aparelho 2

A Dental age odontologia faz o tratamento através de Aparelhos Introrais, indicados para pacientes que apresentam apneia moderada.

- Aparelhos Introrais:
O paciente é moldado, e é confeccionado um aparelho móvel, cuja função é desobstruir as vias aéreas através de uma pequena mudança na posição da mandíbula, liberando a passagem de ar. Agem durante o sono, quando toda a musculatura da garganta e língua está mais relaxada e se movimenta para trás da mandíbula diminuindo a passagem de ar, o que gera o ronco e a apneia. Com o aparelho em posição a mandíbula é ligeiramente projetada a frente, liberando a passagem do ar. Desde o final da década de 80 esses aparelhos são utilizados e estudados com efetivo sucesso.

Outros fatores que podem contribuir para o tratamento de ronco e apnéia são perda de peso, mudança de posição para dormir, evitar ingestão de álcool e sedativos, abstinência do fumo e alimentação leve de noite.